
Psicóloga Rafaela Santos
• Atendimento à Mulheres, Adolescente, LGBT+ •
• Atendimento online •
• Espaço de acolhimento, de escuta sigilosa, sem julgamentos, em que se possa falar de angústias, medos, inseguranças, sonhos, expectativas, desejos •
• De reflexão, que se possa pensar possibilidades de construção de
novos caminhos e olhares •
• Orientação Psicanalítica •

•
Psicóloga clínica, formada pela Universidade Metodista de São Paulo.
•
Para mim, a Psicologia deve servir como ferramenta crítica que transcenda as paredes do consultório, buscando incessantemente promover a saúde mental, viabilizar a autonomia e emancipação pessoal, como também se colocar como um instrumento poderoso para impulsionar mudanças coletivas no contexto político-social.
•
Acredito na importância do envolvimento ativo na formulação e implementação de políticas públicas que promovam a saúde mental, defendendo e garantindo os direitos humanos.
Atendimento a mulheres, adolescentes,
pessoas LGBT+
As sessões de psicoterapia se propõem a possibilitar um espaço seguro e acolhedor de escuta e acolhimento, onde seja possível falar sobre angústias, sofrimento, cansaços, silenciamentos.
E trilhar caminhos de descoberta e fortalecimento de potencialidades e construção de possibilidades de mudanças.
É indispensável o compromisso da psicologia para além dos consultórios, em atuar de maneira que permita além de acolher pessoas sobrecarregadas e adoecidas, atuar também, como um instrumento poderoso para impulsionar mudanças coletivas no contexto político-social, a fim de contribuir ativamente na formulação e implementação de políticas públicas que promovam a saúde psicológica, defendendo, lutando e garantindo direitos.

Mulheres
Em um mundo repleto de desafios, dedicar cuidados à saúde mental é considerado um privilégio para a maioria das mulheres. Porém, não se trata de privilégio, e deveria sim, ser um direito garantido.
•
A jornada dupla (muitas vezes tripla, ou mais), a que a maioria das mulheres está exposta, as coloca sob uma intensa pressão, com cobranças para que desempenhem com “equilíbrio” papéis profissionais, familiares, com a casa, cuidado com o outro.
•
Toda essa responsabilidade e a carga emocional que isso tudo acarreta, geralmente ficam invisibilizados.
O acúmulo de trabalho invisível e os silenciamentos a que são submetidas, acarreta adoecimento de âmbitos na vida das mulheres.

Adolescentes
Considerando que a adolescência é um período único, repleto desafios e autodescobertas, a proposta é que as sessões ofereçam um ambiente seguro e confidencial para explorar as complexidades desta fase da vida.
•
A adolescência traz consigo uma mistura de emoções intensas, pressões sociais, mudanças corporais e o início da busca por identidade. Nosso trabalho é compreender cada experiência individual, proporcionando um espaço onde os adolescentes se sintam (e sejam!) compreendidos, apoiados e principalmente, ouvidos!

LGBT+
A jornada da identidade sexual e de gênero pode ser repleta de desafios únicos, desde a autodescoberta até a navegação por relacionamentos e aceitação social. Um ambiente de terapia que respeite e celebre a diversidade, fornecendo suporte para questões como identidade de gênero, orientação sexual nem sempre estão acessíveis.
•
Nesse cenário, considero primordial ser sensível à diversidade da comunidade LGBT+, para poder explorar estratégias para enfrentar os desafios específicos que possam surgir, na jornada para promover o bem-estar emocional, autoaceitação.
•
Uma abordagem inclusiva, um ambiente sem julgamento de acolhimento e apoio, uma escuta respeitável são as ferramentas principais para a promoção da saúde mental das pessoas que fazem parte da comunidade LGBT+.
01
Agende sua consulta
Entre em contato
O primeiro contato pode ser feito por whatsapp (ou telefone). Você pode tirar dúvidas e combinamos um horário para conversarmos em sessão. A primeira sessão não é cobrada.
02
A primeira sessão
As sessões são realizadas por vídeo chamada. Envio o link no horário combinado. As sessões tem duração de 45 minutos.
Esta primeira sessão será para nos conhecermos, para que possa falar um pouco sobre si.
Aproveito para explicar como funciona em caso de continuidade do processo psicoterapêutico, combinamos informações como horários, pagamentos, frequência de sessões.
03
Como me preparo para as sessões?
É necessário que esteja em um ambiente reservado, com privacidade, em que seja possível permanecer sem ser interrompido durante o tempo da sessão
Use fones de ouvido para reforçar a privacidade e viabilizar um momento mais a vontade.